Se você usa lentes de contato, precisa saber disso: a falta de higiene pode criar amebas que comem (literalmente) a córnea

5 sinais de que seu colchão está prejudicando o sono
16 de dezembro de 2017
Planeta enfrentará, em breve, esfriamento profundo, preveem cientistas russos
16 de dezembro de 2017

Ao contrário do que você possa pensar, usar lentes de contato não é algo tão simples assim. Além da adaptação e do desconforto até se adaptar, há um outro agravante: a higienização. Isso porque, a falta de higiene pode favorecer a proliferação de amebas, provocando uma doença chamada: ceratite amebiana. A ameba, neste caso adere à córnea se alimentando dela.

A ceratite amebiana não é uma doença muito comum e foi descoberta recentemente – no Brasil, os primeiros casos são de 1988. É uma infecção rara da córnea causada, geralmente, por amebas da espécie Acanthamoeba keratitisNo entanto, de acordo com estudo publicado no Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , a infecção pode ser causada por outras oito espécies do gênero Acanthamoeba.  A maioria das pessoas infectadas (85%) usa lentes de contato. A infecção é mais provável se as lentes são usadas durante a natação ou se a solução de limpeza das lentes usada não é estéril.

FALTA DE HIGIENE

As amebas são protozoários bastante comuns. Por habitarem em grandes quantidades na água, elas podem facilmente alcançar nossos olhos. O problema é que para os usuários de lentes de contato, a lacuna entre as lentes e os olhos tem pouca oxigenação. Em temperatura ambiente, amebas podem, com facilidade, causar uma infecção entre a lente e o olho. Se a pessoa insiste em nadar de lentes, o que é proibido, ou usa água de torneira para lava-las o risco de contaminação é muito grande.

Os autores do estudo acima citado explicam que a Acanthamoeba pode aderir-se às lentes de contato (novas e usadas) e estojos usados para na sua manutenção. Além de agir como carreadora do protozoário, as lentes de contato (por apresentar depósitos, pelo uso prolongado ou manuseio errado) podem levar à ruptura epitelial, o que facilita a adesão amebiana à córnea. Uma vez aderida, ela passa a se alimentar da córnea levando a danos irreversíveis. Se não for tratada a tempo, a cegueira é inevitável.

COMO EVITAR A CONTAMINAÇÃO

⇒ Nunca usar as lentes enquanto nadar, tomar banho de banheira ou de chuveiro

⇒ Nunca lavar as lentes com água de torneira

⇒ Nunca usar soluções caseiras para lavar suas lentes

⇒ Nunca dormir de lentes

⇒ Nunca manipular as lentes sem antes lavar bem as mãos

⇒ Sempre lavar, com solução apropriada, o estojo das lentes de contato

⇒ Sempre higienizar com solução específica para lentes, com a data de validade correta.

www.http://diariodebiologia.com/

MSDMANUALS ARTIGO: LENIO SOUZA ET AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *