Remédios para infecção urinária

5 estratégias para chegar ao verão com o corpo mais saudável
6 de novembro de 2018
Montar uma Aula de Funcional para Terceira Idade
6 de novembro de 2018

Os antibióticos como amoxicilina, cefalexina, ciprofloxacino ou fosfomicina são exemplos dos remédios mais utilizados para tratar uma infecção urinária.

No entanto, quando os sintomas são muito intensos, o médico também pode aconselhar o uso do analgésicos Fenazopiridina, que pode alterar a cor da urina, deixando-a laranja, vermelha, azul ou verde, por exemplo.

A infecção urinária é um problema que causa sintomas de dor e ardência ao urinar, urgência urinária e cheiro desagradável, sendo geralmente causada por bactérias do intestino que chegam ao sistema urinário. Esta é uma doença mais comum nas mulheres, especialmente devido à proximidade entre a uretra e o ânus.

Remédios para infecção urinária

Lista dos principais antibióticos

Alguns dos antibióticos que podem ser indicados pelo médico, e comprados na farmácia, para tratar a infecção urinária são:

  • Amoxicilina, conhecida como Cibramox , Amoxil ou Velamox: geralmente, são recomendadas doses que variam entre os 750 mg e os 1500 mg por dia, durante 3 a 7 dias de tratamento, dependendo da gravidade da infeção a tratar;
  • Cefalexina, conhecida como Keflaxina, Cefaben ou Cefacimed: é recomendada uma dose entre 750 a 1500 mg por dia, durante 3 a 7 dias de tratamento;
  • Ciprofloxacino, conhecido como Quinoflox, Cipro ou Proflox: a dose pode variar entre 250 e os 1500 mg por dia, dependo da idade da pessoa e da gravidade da infecção;
  • Fosfomicina, como Monuril: geralmente é recomendado tomar 1 envelope ao deitar, após o esvaziamento da bexiga.

Além dos antibióticos, existe também a ‘vacina’ Uro-vaxom na forma de comprimidos, que é indicada para ajudar a prevenir a ocorrência de infecções urinárias.

Durante o tratamento com os remédios indicados pelo médico, também podem ser utilizados alguns remédios caseiros para acelerar a recuperação. Veja como preparar em chá de salsa para infecção urinária.

Remédios para infecção urinária

Remédios naturais para infecção urinária

Os remédios naturais servem para complementar o tratamento, e não excluem a necessidade de tomar o antibiótico receitado pelo médico.

Um ótimo remédio natural contra infecção urinária são os comprimidos de uva-ursina, que é um fitoterápico que pode ser comprado nas farmácias e lojas de produtos naturais. Uma outra solução caseira é tomar o suco de Arando, que deve ser tomado várias vezes por dia. Este suco possui propriedades diuréticas que dificultam a aderência dos microrganismos no sistema urinário, o que ajuda a curar a infecção. O Arando também pode ser consumido na forma de cápsulas, também conhecidas como cápsulas de Cranberry.

Além disso, os alimentos diuréticos como a cebola, salsa, melancia, espargo, graviola, pepino, laranja ou cenoura também ajudam no tratamento da infecção, pois ajudam a eliminar a urina, contribuindo desta forma para a eliminação da bactéria. Veja outras dicas naturais para se livrar da infecção urinária assistindo ao vídeo da nossa nutricionista:

Imagem ilustrativa do vídeo: Infecção Urinária | O que comer para Curar e Evitar

Remédios para infecção urinária infantil

Em crianças o tratamento é muitas vezes feito usando o mesmo tipo de antibióticos, mas na forma de xarope. Dessa forma, o tratamento deve ser sempre indicado pelo pediatra, sendo que a dose recomendada varia de acordo com a idade da criança, peso, sintomas apresentados, gravidade da infecção e microrganismo responsável por causar a infecção.

Remédio para infecção urinária na gestante

Os remédios para infecção urinária na gravidez devem ser prescritos pelo obstetra, sendo muitas vezes usados antibióticos como a Cefalexina, Ampicilina, Amoxicilina ou Ceftriaxone, que não prejudicam o desenvolvimento do bebê, uma vez que existem certos remédios que podem atravessar a placenta e prejudicar o desenvolvimento fetal.

Como acelerar a recuperação

Além dos remédios e opções naturais, durante o tratamento para infecção urinária, recomenda-se não tomar nenhum outro medicamento sem o conhecimento do médico e beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia. Dessa forma, aumenta-se a produção de urina e esta fica menos concentrada, o que ajuda a eliminar as bactérias do organismo.

Fonte – https://www.tuasaude.com/remedio-para-infeccao-urinaria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *