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A cenoura é um alimento rico em vitamina A, B e C.
A vitamina A previne a formação precoce de rugas, acne, pele seca, pigmentação, manchas e tom de pele irregular. 

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Melhora a visão, através do beta-caroteno presente na vitamina A, que protege contra a degeneração ocular e contra as cataratas.

Um estudo descobriu que pessoas que comem cenoura têm risco de degeneração ocular 40% menor do que aquelas que consumiram pouco.

A cenoura ainda reduz o risco do cancro do pulmão, da mama e do cólon, além de retardar o envelhecimento das células, funcionando como ação rejuvenescedora.

Previne doenças cardíacas, e é também conhecida por ser um poderoso anti-séptico, prevenindo as infecções.

É indispensável para crianças em fase de desenvolvimento, pois é eficiente contra o crescimento retardado e na dentição defeituosa ou insuficiência de resistência contra as infecções.


Mas é essencial também aos adultos que não devem ficar sem esse alimento fabuloso, pois carrega grande quantidade de vitamina A, além disso, a cenoura contém vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.

A cenoura limpa os dentes e a boca. Raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas como uma escova ou pasta de dentes.

Estimulam as gengivas porque provocam muita saliva que, sendo alcalina, equilibra as bactérias da boca. Os minerais das cenouras evitam danos nos dentes.

O seu sumo favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bílis, ajuda na cura da icterícia e é um bom remédio para as doenças dos brônquios e pulmões.

O caldo concentrado de cenoura, ao qual é adicionado mel e/ ou sumo de limão, é ótimo para curar bronquites, sendo ainda indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite.

Ajuda a combater o reumatismo e sua fibra melhora no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.

As cenouras além de trazer benefícios para os olhos, pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico, ainda previnem úlceras, reumatismo e arteriosclerose.

Cenoura cozida

TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Tabela de valor Nutricional

Porção de g

Valor energético 29.9kcal = 125kj 2%
Carboidratos 6,7g 2%
Proteínas 0,9g 1%
Gorduras poliinsaturadas 0,1g
Fibra alimentar 2,6g 10%
Fibras solúveis 0,1g
Cálcio 25,6mg 3%
Piridoxina B6 0,1mg 8%
Fósforo 26,7mg 4%
Manganês 0,1mg 4%
Magnésio 14,5mg 6%
Lipídios 0,2g
Ferro 0,1mg 1%
Potássio 175,5mg
Cobre 0,0ug 0%
Zinco 0,2mg 3%
Niacina 2,7mg 15%
Tiamina B1 0,1mg 7%
Sódio 7,9mg 0%

% Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

Fontes:
Medicina Tradicional Chinesa 
Revista Dada
Saúde Integral
Tabela Nutricional

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