Gordura insaturada, a gordura do bem

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Em outros textos já tratamos acerca das gorduras trans e a da gordura saturada, neste queremos falar sobre a gordura insaturada que é considerada a gordura do bem. O tema sobre gorduras interessa a muitas pessoas, pois há sempre confusão qual delas fazem mal ou bem. Aprender mais sobre gorduras é bastante interessante, aconselho a você que iniciou a leitura deste texto ir até o fim, garanto que saber mais sobre este assunto fará com que você tenha uma vida mais saudável, com menos doenças e consequentemente uma vida mais longa.

É importante também que os pais saibam sempre mais sobre alimentação saudável, afinal o desejo de todos é que seus filhos cresçam com saúde e muitos de forma errônea impedem que seus filhos ingira gorduras e outros também permitem que seus filhos consumam muita gordura. Como praticamente tudo na vida, deve existir uma busca pelo equilíbrio sempre. Saiba então mais os motivos que levam os estudiosos a afirmarem que a gordura insaturada faz bem à saúde.

O que é gordura insaturada

gordura insaturada

Para início de conversa, convém lembrar que a gordura saturada é aquela encontrada nas carnes de animais na maioria dos casos e que em temperatura ambiente seu estado é sólido. A gordura trans é a gordura geralmente encontrada nos produtos industrializados que a transforma em uma gordura hidrogenada e que não faz nenhum bem à saúde, apenas mal.

A gordura insaturada é aquela que é encontrada em estado líquido na temperatura ambiente e ela apresenta uma ou mais ligações duplas em sua cadeia e divide-se da seguinte maneira:

  • monoinsaturada: Com apenas uma ligação dupla de carbono
  • poliinsaturada: Com mais de uma ligação dupla de carbono

Essas explicações químicas pouco interessam para a maioria de nós, geralmente queremos saber mesmo outras coisas. Uma delas é saber a diferença na prática entre uma e outra, então vamos lá

a) monoinsaturada = As gorduras monoinsaturada são encontradas em azeitona, azeite de oliva, óleo de canola, abacate e nas oleaginosas ( amêndoas, amendoim, castanhas, e nozes). Essa gordura é considerada a mais benéfica de todas, pois ela ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) sem reduzir o colesterol bom (HDL)

b) poliinsaturada = Esse tipo de gordura pode ser encontrada no óleo de soja, de milho, de girassol, de soja, óleo de canola, linhaça e peixes de água fria como cavala, salmão e sardinha. Uma das diferenças entre a poliinsaturada da monoisaturada é que se ela (poli) for consumida em excesso não abaixará apenas o colesterol ruim, mas também o bom

 

O principal benefício das gorduras insaturadas é que elas auxiliam na prevenção dasdoenças cardiovasculares, pois elas diminuem os níveis de triglicerídeos elevando o colesterol bom (HDL). Com isso desaparecem as placas de gorduras dentro dos vasos sanguíneos que são capazes de provocar infartos, derrames cerebrais e a hipertensão arterial. Essas doenças citadas atingem milhões de pessoas em nossos país, e uma taxa muito alta morre todos os anos. O Estado tem vinculado algumas campanhas afim de diminuir a obesidade que tem como consequência direta na maioria das vezes em infarto, pressão alta e derrames cerebrais. Além do ônus que essas doenças trazem ao cofre do Estado, há também o sofrimento da pessoa doente e da família em torno dela, algo que não dá para mensurar em estatísticas.

O incentivo do consumo das gorduras boas deve iniciar desde a infância, mas infelizmente nossa realidade é totalmente oposta ao ideal. O que tem acontecido é o aumento das gorduras trans que causam tanto dano à saúde. Talvez uma das causas do aumento do consumo das gorduras ruins seja a falta de informação, pois uma mãe que sabe do mal que certos alimentos fazem não poderia nunca oferecer aos filhos como tem ocorrido, por isso é melhor imaginarmos que essas mães não possui informações acerca do assunto.

Evite aquecer em altas temperaturas as gorduras insaturadas

Vale lembrar que não deve aquecer o azeite de oliva a uma temperatura maior que 180° centígrados por um longo período, ele perderá todas as propriedades positivas e terá resultados opostos aos esperados. Use o azeite de oliva apenas para refogar alguns alimentos e para temperar saladas. Uma dica é usá-lo para temperar pratos depois de prontos em temperatura ambiente.

 

Posso consumir qualquer quantidade de gordura insaturada?

gordura insaturada não faz mal a saúde, mas é bom ingerir em quantidades adequadas, pois elas apesar de benéficas engordam. As pessoas que não querem ou não podem perder peso deve evitar consumir em excesso. Além do mais, as gorduras poliinsatiradas quando consumidas em excesso pode também diminuir o colesterol bom.

 

Posso reutilizar os óleos vegetais para fritura?

Os óleos vegetais não podem ser reutilizados após a fritura, infelizmente ele poderá ser utilizado apenas uma vez. Muitas pessoas para economizar utilizam a mesma gordura para várias frituras e pode ser que acabe saindo mais caro futuramente por causa dos malefícios à saúde. Um dos problemas de comer alimentos fritos fora de casa é esse, não dá para saber se o pastel foi frito em gordura velha, por exemplo.

compartilhe o cuidado com a saúde

Não guarde essas informações sobre a gordura insaturada apenas para você,compartilhe seus conhecimento, você pode contribuir com essa atitude. Com certeza esse texto não esgota o assunto, há muito mais informações sobre a gordura insaturada, mas que não caberia aqui e também não é nossa proposta. E você, tem mais alguma informação a acrescentar? Deixe seu comentário abaixo e ajude a outras pessoas.

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