Dormir com ou sem sutiã: o que é melhor? Algumas mulheres não devem usá-lo à noite

Alimentação pode e deve ser uma aliada da performance física
21 de junho de 2018
Pudim de coco com calda de morango
21 de junho de 2018

Dormir com sutiã faz mal? Ou é, na verdade, benéfico? Esta é uma dúvida que frequentemente passa pela cabeça de quem veste o acessório. A seguir, explicamos o que é melhor para o conforto, a saúde e o bem-estar.

Dormir com ou sem sutiã: o que é melhor?

De acordo Heliégina Palmieres, mastologista da rede de hospitais São Camilo, a resposta mais simples é: varia de pessoa para pessoa. “Cada um deve dormir como se sentir confortável. A comodidade seve ser priorizada.” No entanto, alguns fatores precisam ser considerados.armacao sutia apertado 0817 400x800

JOHN SOMMER/ISTOCK

Quem não deve evitar sutiã durante a noite?

Apesar de o uso ou não de sutiã durante a noite ser indiferente, é preciso se atentar a algumas recomendações sobre o melhor uso da peça no período noturno.

Pessoas com machucados nos seios, como alergias, queimaduras, arranhões e demais lesões cutâneas, precisam evitar o uso do sutiã durante o sono. Isso porque o acessório pode dificultar o processo de cicatrização da pele.

Por outro lado, a médica alerta para casos em que as lesões acontecem na parte de baixo da mama e, nestes, a orientação é justamente a oposta. “Essas pessoas devem usar o sutiã para arejar a região.”

cancer mama nodulo seio 0618 400x800
SEBASTIAN KAULITZKI / SHUTTERSTOCK

Flacidez dos seios

Outra questão relativa ao tema que gera muita curiosidade é quanto à perda de tonicidade nas mamas. A médica reforça que o uso do sutiã durante o período noturno não influência no tônus muscular. “O sutiã por si só não influencia. Sua única função é a sustentação dos seios.”

Dormir sem o sutiã também não significa que o seios vão ficar flácidos. “O que pode acontecer é mulheres com mamas volumosas sentirem algum desconforto”, pontua.

Já no dia a dia, o uso de sutiã largo pode, sim, deixar as mamas mais caídas. Isso porque eles tornam-se pendulares pela ação da gravidade, acelerando a perda de firmeza. Porém, o efeito só é perceptível em quem tem seios grandes.

Prejudica a circulação?

Outro mito, de acordo com a mastologista, é sobre a interferência do hábito no funcionamento direto do sistema linfático ou da circulação sanguínea.

“Claro que se o sutiã for apertado, pode comprometer a circulação. Mas tudo o que for apertado comprime os vasos, independentemente de ser de dia ou de noite”, afirma, reforçando que o uso do acessório de tamanho adequado não causa qualquer prejuízo neste sentido.

Lactantes e sutiãs para conter o vazamento de leite

amamentar bebe seio 012017 400x800
NINA BUDAY/SHUTTERSTOCK

Mulheres que estão amamentando costumam utilizar algumas técnicas para evitar o vazamento de leite durante o sono. Entre elas está o enfaixamento mamário, que ajuda a diminuir a produção de leite.

O sutiã, entretanto, não é o item ideal para quem busca esse propósito, uma vez que o acessório ajuda na sustentação dos seios. Para isso, Heliégina recomenda que a mulher procure faixas especiais para realizar o enfaixamento.

Melhor sutiã para dormir

sutia lavado varal 016 400x800
PETER HERMUS/ISTOCK

No mercado de lingeries, é possível encontrar modelos de sutiãs para uso noturno. Heliégina explica que o item diferencia-se dos tradicionais por ser fabricado com um tecido diferente e favorecer o conforto na hora de dormir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *