Dieta da longevidade: isso existe mesmo? Como funciona?

7 melhores remédios caseiros para curar gastrite
24 de janeiro de 2020
Queime calorias: 10 melhores exercícios para perda de peso
24 de janeiro de 2020

Veja o que comer e o que não comer para viver mais, de acordo com o nutrólogo Reginaldo Rena
Longevidade vem do latim longaevitate e significa “tempo mais longo de vida”. E é exatamente o que buscamos hoje na medicina: ajudar as pessoas a viverem mais e envelhecer com qualidade de vida. Ou seja, não é só a longevidade. É a longevidade saudável. Mas será que existe uma dieta específica para isso?
Longevidade saudável: o que é?A intenção da longevidade é envelhecer sem deteriorar, como escrevo em um dos capítulos do meu livro “Guia da Longevidade”. E a alimentação está diretamente relacionada. Isso porque existem alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais importantes para a função das nossas células.
Além disso, também existem alimentos que prejudicam as células, como os industrializados, por exemplo, e atrapalham a busca pela longevidade. Mas, ainda assim, não é possível falar em uma “Dieta da Longevidade”. O que existem são alimentos saudáveis que devem estar presentes no dia a dia e alimentos que precisam ser evitados.
Isso porque há alimentos que são básicos para todos, entretanto, cada pessoa é única e tem diferenças genéticas, inclusive para a absorção de alguns nutrientes, como as vitaminas. Por isso, existem exames especializados no DNA para determinar dietas específicas com fins determinados.
Melhor dieta para longevidadeA dieta mediterrânea tem mostrados os melhores resultados quando se trata de longevidade. É a dieta rica em peixe, legumes, frutas, azeite, vinho moderado (para quem pode) e pouca gordura animal e produtos industrializados. Os alimentos mais indicados são:
BrócolisCouve florAzeitePeixeCastanha do Pará
Devemos lembrar também da importância dos exercícios físicos para deixar o sedentarismo longe, aumentar a longevidade. Inclusive, evitar hábitos ruins como fumar, estresse e bebida alcoólica é essencial.
Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/35703-dieta-da-longevidade-isso-existe-mesmo-como-funciona – Escrito por Reginaldo Rena – Créditos: Gpointstudio/Shutterstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *