Como fazer Reeducação Alimentar: Cardápio barato | Esse é o SEGREDO

Andar descalço em pedras ajuda a regular a pressão arterial
29 de junho de 2019
Golpe do WhatsApp faz vítimas diárias no Recife; saiba como se proteger
29 de junho de 2019

A melhor forma de emagrecer com saúde e não voltar a engordar é aprender a como fazer reeducação alimentar.

– “Mas para isso eu preciso parar de comer? Eu vou passar fome?”

Esses são umas das perguntas mais faladas quando se trata do assunto de reeducação alimentar, mas não é bem assim… Essa percepção está distante do verdadeiro conceito da prática.

Então, se você quer aprender a emagrecer da forma correta, com saúde e sem sofrer, recomendo que leia este artigo atentamente, pois a reeducação alimentar pode ser, e muito provavelmente é, o que está te faltando para atingir seus objetivos.

O que é Reeducação Alimentar?

o que é reeducação alimentar

A reeducação alimentar tem como principal objetivo mudar seus hábitos alimentares e comportamentos em relação à alimentação.

Diferente do que muitos pensam, perder peso não tem a ver com ficar sem comer ou se matar de fazer exercícios, o certo é ter uma boa reeducação alimentar para emagrecer. Isso, também, não quer dizer que você nunca mais vai poder comer o que gosta e terá que comer só frutas, legumes e verduras.

Na verdade, é bem diferente disso. Tem a ver com a aquisição de bons e fortes hábitos em relação a sua alimentação, que fará com que você aprenda o que realmente é bom para seu corpo e saúde.

Entretanto, não é de uma hora para a outra que você conseguirá mudar seus hábitos, é algo que leva um tempo e necessita de muita disciplina de persistência. Se você se mantiver forte no começo e não desistir, eu posso te garantir que, sua saúde, físico e tudo relacionado ao seu corpo irá se transformar da “água para o vinho”.

Assim, com uma reeducação alimentar de sucesso, você poderá comer o que gosta sem se prejudicar, pois seu paladar não será o mesmo, você não vai mais querer se empanturrar de alimentos que fazem mal a saúde, se mantendo saudável e feliz.

Na minha visão, essa concepção de que você precisa se restringir das coisas que você gosta não está nada certa. A alimentação deve ser algo prazeroso e sem tortura. Basta uma boa “fortaleza” de hábitos saudáveis.


Como fazer Reeducação Alimentar?

como fazer reeducação alimentar

Existem alguns passos que são essenciais quando falamos sobre começar uma reeducação alimentar, a baixo estão 5 desses passos indispensáveis.

Aprenda a mastigar de forma correta:

Mastigar da maneira certa é extremamente importante se você quer ter uma boa reeducação alimentar, emagrecer e desfrutar de uma boa saúde. Quando não há uma mastigação adequada do alimento e ele é engolido, seu organismo não consegue o digerir direito, assim, os nutrientes do alimento não são totalmente aproveitados.

Além disso, quando você mastiga errado e come muito rápido, você acaba comendo mais do que deveria e fica com aquela sensação péssima de “estufada”.

A digestão dos alimentos começa na boca. Ao reduzir os alimentos em pedaços menores, a mastigação facilita a ação das enzimas digestivas sobre eles e ainda evita alguns transtornos frequentes, como azia, má digestão e sonolência após a refeição.

A maior parte dos problemas digestivos é causada devido à má mastigação, já que quando os alimentos são ingeridos em pedaços grandes, o estômago precisa de muito mais esforço para digeri-lo.

Outra questão muito importante é quanto à forma que você mastiga. Um grande erro que as pessoas cometem sem notar é o de mastigar usando só um lado da boca ou de mastigar somente abrindo e fechando a boca, sem fazer movimentos horizontais.

A mastigação precisa ser intensa, não adianta só ficar mastigando muitas vezes. É preciso mastigar com calma, de um lado de outro para evitar dores e outros problemas, como desalinhamento dos dentes.

Então, comece a prestar mais atenção na sua mastigação, pois quando você mastiga da maneira certa, você evita muitos problemas, não fica com aquela sensação de peso no estômago e se sente saciada muito mais rápida.

Adquira uma rotina de alimentação:

Ter uma rotina de refeições é extremamente importante. Você não precisa comer exatamente de 3 em 3 horas, pode ser de 4 em 4 horas caso você consiga ficar mais tempo sem sentir fome. Porém, você precisa adquirir o hábito de comer de rotineiramente.

Quando passamos muito tempo sem comer ficamos com bastante fome. Ficar com essa sensação de fome pode ser prejudicial para você que quer emagrecer, porque na hora de você fazer sua refeição, você vai acabar comendo muito mais do que o que precisa.

Em contrapartida, ao adquirir o hábito de comer, por exemplo, em 3 e 3 horas, a quantidade de alimentos ingerida em cada refeição é bem menor.

Além disso, nosso metabolismo funciona de acordo com a nossa alimentação. Ou seja, ficar muito tempo sem comer deixa o metabolismo mais lento, prejudicando a queima de gordura, ou seja, o corpo passa a estocar mais energia e gastar menos.

Aliás, a chance de perder massa muscular é ainda maior, já que sem comida para gerar energia os músculos são degradados.

Benefícios de adquirir uma rotina de alimentação:

  • O corpo diminui o armazenamento de gordura. Quando ficamos muito tempo sem comer, nosso corpo entende que ele precisa estocar gordura para evitar que fique sem energia.
  • Você manterá a saciedade. Como já explicado, ao comer regularmente, ‘a quantidade de alimentos ingerida em cada refeição é bem menor’.
  • Você estará sempre com energia. Alimento = energia.
  • Evita os picos de glicemia (açúcar no sangue) e insulinemia, regulando, assim, os níveis de glicemia.
  • Então, adquira uma rotina de alimentação, isso vai te ajudar a perder peso de forma mais eficiente, além de manter uma boa saúde.

Beba muita água:

A água é muito importante para nós seres humanos e qualquer outro ser vivo na terra.

Assim, você precisa beber água todos os dias sendo, não apenas um ou dois copos, no mínimo 2 litros por dia.

Mas por que 2 litros?

Nosso corpo é composto por cerca de 70% de água. Além de não apresentar nenhuma caloria, a água possui a função de manter seu organismo funcionando da maneira correta, eliminar toxinas presentes no corpo, assim, facilitando a desintoxicação, e nos manter vivos.

Contudo, se você é uma pessoa que possui dificuldades de ingerir a quantidade correta de água, recomendo que: coloque algo para aromatizar e dar um gostinho, como um limão ou folhas de hortelã. Você também pode tomar chás, sem açúcar é claro, para aumentar a ingestão de líquidos durante o dia.

Organize suas refeições:

Mantenha suas refeições organizadas, tenha um cardápio pronto para o dia, pois assim você sempre saberá o que comer, e caso precise ficar fora de casa, você levará um lanchinho com você para não precisar comer algo “da rua”, como um salgado da padaria, que iria atrapalhar seu emagrecimento e sua reeducação alimentar.

Dicas:

Sempre coloque uma fonte de proteína em suas refeições, pois assim você diminuirá o índice glicêmico dos carboidratos que vai ingerir. Além de a proteína te deixa saciada mais rápido, assim, diminuindo a quantidade de alimentos que irá consumir.

Na hora do almoço e da janta sempre se lembre de fazer um prato com 50% legumes e verduras, com um carboidrato de baixo índice glicêmico como a arroz integral, e uma porção de carne que é a maior fonte de proteína.

Caso você queira uma sobremesa, opte por uma gelatina diet ou uma fruta de baixo índice calórico como o morango, mas tente se desprender das sobremesas. Na hora a janta muitos não comem o carboidrato, isso fica a seu critério.

Por fim, organize sua alimentação da semana no domingo e já prepare tudo que der, deixe os legumes e as verduras já cortados, separe as frutas que irá consumir ao decorrer dos dias, compre o que vai ser preciso para completar a “dieta semanal”. Assim, você muito dificilmente irá “sair da dieta” e, consequentemente, conseguirá obter os resultados desejados.

Não mude sua alimentação drasticamente:

A alimentação não é para ser uma coisa ruim para você, que te faça sofrer. Então, não é para você parar de comer tudo que gosta. Você precisa aprender a substituir as coisas que não fazem bem por outras que fazem bem.

Por exemplo, você gosta muito de comer aquela gelatina colorida, mas sabe que não faz bem, então, descubra uma forma de fazer algo parecido que não faça mal a saúde, você pode usar uma gelatina diet e colocar alguns morangos juntos, por exemplo.

Então, se adapte, treine seu paladar a comer bem, comece aos poucos e com o tempo você vai perceber que seu corpo vai se acostumar com uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Veja, pegue uma pessoa que nunca fez nenhuma dieta e que decide que quer começar uma. E parte, logo de cara, com uma dieta muito restritiva, que não poderá comer nada do que gosta e vai comer muito menos que está acostumada, a pessoa, muito provavelmente, não vai conseguir atingir seus objetivos, pois seu corpo não está nem um pouco habituado a isso.

Dessa forma, você deve sempre começar com calma e ir evoluindo aos poucos, assim eu tenho certeza que você vai conseguir atingir o peso que deseja e qualquer outra coisa que desejar!


A importância de aprender como fazer Reeducação Alimentar desde cedo

Todos os nossos hábitos e costumes vêm se formando desde nossa infância. Quando criança nós seguimos os exemplos de nossos pais, avós, familiares e colegas sobre o que devemos fazer e como devemos agir.

emagrecer com saude

Sendo assim, é nessa fase onde adquirimos a maior parte de nossos hábitos alimentares, o que mostra a importância de que as crianças devem ser educadas desde cedo a terem uma alimentação forte e saudável. Porém, hoje em dia, muitos pais não estão dando a devida importância a alimentação de seus filhos.

Isso é péssimo, pois futuramente essas mesmas crianças, consequentemente, terão diversos problemas de saúde e até mesmo psicológicos, todos sabemos que nosso corpo e saúde afetam diretamente em nosso estado emocional.

Então, para minimizar ao máximo os problemas que possam vir a surgir futuramente em relação à saúde das crianças, é de extrema importância e necessidade que haja a devida atenção à alimentação e hábitos dos pequenos.

Contudo, evite colocar muitas restrições a elas e, sim, ensiná-las o que é bom e o que não é. A educação é importante em todas as áreas da vida.


Reeducação Alimentar: cardápio barato

reeducação alimentar cardapio barato

Café da manhã:

1 fatia de pão integral com queijo branco

1 copo de suco de laranja natural  

Lanche:

1 iogurte natural

Almoço:

1 prato de salada

1 prato com arroz integral + feijão + couve + 1 bife de peito de frango

Lanche da tarde:

5 nozes

1 banana

Jantar:

Salada de folhas + purê de batata + 1 bife de peito de frango


Conclusão

Aprender como fazer reeducação alimentar é de extrema importância para você que está procurando uma vida mais saudável e querendo emagrecer. Existem diversos métodos mirabolantes que rodam a internet prometendo um emagrecimento rápido e fácil, que talvez realmente te façam perder peso, MAS com toda a certeza não são resultados duradouros e saudáveis.

Por mais que a reeducação alimentar seja difícil no começo, devido a você te de par de comer algumas coisas e mudar alguns hábitos, essa fase inicial de adaptação não dura muito tempo. Nós, seres humanos, somos animais que se adaptam nas mais variadas circunstâncias, assim, eu tenho certeza que você se adaptará rapidinho!

alimentaçao saudavel

Pode ter certeza que, lá frente, você não se arrependerá de ter feito essa escolha. Nunca se esqueça de que a alimentação é o pilar principal da sua saúde e, consequentemente, do emagrecimento.

Eu tenho uma pergunta para você:

Quer aprender a forma correta e todos os passos de como fazer reeducação alimentar, com suporte e assistência técnica profissional que irá te guiar do início ao fim, e ter resultados incríveis, conseguindo a atingir seus objetivos muito antes do que você imagina?

Fonte – https://vivabemesaudavel.com/como-fazer-reeducacao-alimentar/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *