Janela Anabólica, a verdade sobre ela!
17 de abril de 2018
Dietas de desintoxicação funcionam?
17 de abril de 2018

Tem curiosidade para aprender como fazer chá de hortelã? Nesse artigo você vai poder conferir o passo a passo desse preparo, bem como informações diversas sobre os benefícios do hortelã, as doenças que trata e as que consegue evitar. Vamos ao texto.

Para quem planeja usar o chá de hortelã no dia a dia e ainda não sabe os reais benefícios da erva, chegou a hora de solucionar esse problema. Além do mais, você ainda terá oportunidade de aprender todos os segredos da sua preparação.

Antes de tudo, é bom que você saiba que o chá de hortelã é rico em sais minerais, com ênfase para o cálcio, potássio, ferro e fósforo, além das vitaminas A e C e também as do complexo B.

A lista de propriedades e benefícios do chá de hortelã é bastante extensa. Só para se ter ideia ele pode ser usado para aliviar problemas de estômago, auxiliar a digestão, aliviar náuseas, reforçar o sistema imunológico e até aliviar o estresse.

Mesmo se tratando de um ingrediente natural, antes de incluí-lo em qualquer rotina de tratamento natural, o mais aconselhável é que o médico seja consultado. Só ele possui conhecimento suficiente para certificar o uso seguro.

Como preparar o chá de hortelã

É possível tratar febre, diarreia e dor no estômago fazendo e tomando chá de hortelã

Essa bebida pode ser usada com o intuito da perda de peso (Foto: depositphotos)

Antes de seguir com toda a lista de benefícios da bebida quando aplicada para resolver os problemas de saúde, veja agora todo o passo a passo para preparar uma xícara de chá da bebida.

Ah! Antes, é importante ressaltar que cada uma das aplicações possíveis para o chá de hortelã, existe uma forma específica de prepará-lo, sobretudo porque na receita entra a utilização de outros ingredientes. Veja todas as possibilidades!

Chá de hortelã para emagrecer

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 6 folhas de hortelã;
  • 1 pau de canela;
  • 1 cm de raiz de gengibre.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque todos os ingredientes para ferver de uma só vez. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e deixe a mistura repousar por cinco minutos.

Passado esse tempo, use uma peneira para remover todos os ingredientes utilizados no preparo da bebida e o chá estará pronto para ser ingerido. Atenção! A recomendação é tomar o chá de hortelã sem adoçar.

Chá de hortelã para febre

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  •  5 g de laranja amarga;
  • 15 g de folhas de hortelã;
  • 70 g de flores de tília;
  • 10 g de erva rainha-dos-prados.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente todos os ingredientes de uma só vez.

Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, remova todos os ingredientes com uma peneira.

Para acabar com a febre, o chá deve ser ingerido várias vezes ao dia. Preste atenção, pois adoçar a bebida pode reduzir a sua eficácia.

Chá de hortelã para dor de estômago

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de chá) de folhas de hortelã frescas ou secas;
  • 1 colher (de chá) de raiz de alcaçuz esmagada;
  • Meia colher (de chá) de flores de camomila.

Modo de preparo

O primeiro passo é colocar a água para ferver. Antes que ela atinja o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente todos os ingredientes indicados na receita de uma só vez. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

Passado esse tempo, use uma peneira para facilitar a remoção das ervas e pode ingerir. A recomendação é repetir essa receita até quatro vezes ao dia.

Chá de hortelã para diarreia

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 3 colheres (de sopa) de folhas frescas de hortelã.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a quantidade de água indicada para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a quantidade de hortelã recomendada na receita.

O próximo passo é desligar o fogo e deixar a mistura descansar por 10 minutos. Não esqueça de deixar a panela tampada para auxiliar o processo de infusão. Passado esse tempo, use uma peneira para remover a hortelã utilizada.

A recomendação é que o chá de hortelã seja ingerido sem adoçar. No que diz respeito a frequência de ingestão, três ou quatro xícaras da bebida é o recomendado.

Chás de hortelã para apreciar

Fazer o chá de hortelã marroquino é indicado para quando for receber visitas

O chá gelado de hortelã é uma ótima opção para os dias mais quentes (Foto: depositphotos)

Depois de conhecer algumas receitas específicas para tratar problemas relacionados a saúde, agora chegou a hora de aprender a fazer alguns chás de hortelã com o propósito de aguçar o paladar.

Chá de hortelã gelado

Ingredientes

  • 8 a 10 xícaras de água;
  • 10 ramos de hortelã fresca;
  • Suco de 1 limão;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água na quantidade indicada para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente o hortelã. Desligue o fogo, acrescente o suco de limão e deixe descansar por 10 minutos.

Passado esse tempo, pegue uma peneira para remover toda a erva utilizada, logo em seguida, acrescente o açúcar ou o adoçante. Mexa bem e leve o chá para a geladeira. Na hora de servir, pode acrescentar alguns cubos de gelo.

Chá de hortelã marroquino

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 5 a 10 ramos de hortelã fresca;
  • 1 colher (de sopa) de chá verde de folhas soltas;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo

Pegue uma panela e coloque a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a hortelã fresca e o chá verde nas quantidades recomendadas.

Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover todas as ervas utilizadas no preparo. Logo em seguida, basta adoçar a gosto e servir.

Benefícios do chá de hortelã

O cheiro marcante é uma as principais características do hortelã

Além do poder aromático, o hortelã possui ação analgésica (Foto: depositphotos)

Depois de conhecer variadas formas de preparar o chá de hortelã para tratar problemas de saúde, agora sim, chegou a hora de mergulhar de cabeça em todos os benefícios, por sinal, muitos são eles.

A hortelã é conhecida pelo cheiro refrescante. Além do poder aromático, ela possui ação analgésica, antiespasmódica, afrodisíaca, analgésica e digestiva. Outra ação de bastante relevância é a anti-parasitária.

A bebida ainda é fonte de sais minerais, sobretudo cálcio, potássio, ferro e fósforo. Além do amis, outras substâncias também se destacam na composição da hortelã, entre as vitaminas A e C, além daquelas do complexo B.

Faz bem para o estômago

O chá de hortelã possui propriedades antiespasmódicas, ou seja, acalmam ou neutralizam as contrações involuntárias dos músculos, sobretudo do estômago. Dessa forma, a erva favorece a digestão, combate as náusease até vômitos.

“A hortelã também pode ser usada para combater problemas intestinais, prisão de ventre, vermes intestinais, além de ação bactericida fantástica”, acrescenta o biólogo e especialista em plantas Daniel Forjaz.

Combate bactérias e vírus

Outro benefício da hortelã é combater as diarreias com sangue. Esse problema é causado pela presença de amebas no intestino. “A planta tem eficácia de 90% no combate das amebas. No caso de giárdia, o número é de 70% de efetividade no tratamento”, firma Forjaz.

Combater dores

A presença dos carminativos, acaba interferindo também na redução dos gases intestinais. Outra propriedade do chá de hortelã também pode servir para tratar dores de cabeça e também as dores abdominais, sobretudo as distensões.

Ainda no quesito dores incômodas, o chá de hortelã alivia a cólica e tem efeito. Para quem tem dificuldades em dormir, ou melhor, sofre de insônia, o chá de hortelã pode ser um excelente aliado.

Problemas respiratórios

No que diz respeito aos problemas respiratórios, tais como gripe, resfriado e tosse, o chá de hortelã ajuda a tratá-los. A bebida também pode ser usada para limpar os pulmões e alivia os sintomas da síndrome do intestino irritável.

O chá de hortelã possui propriedades que podem diminuir os níveis de triglicerídeos e do colesterol LDL. Dessa forma, ele controla os níveis de colesterol.

Precauções sobre o chá de hortelã

Para fazer o chá de hortelã e consumi-lo adequadamente vale consultar um especialista

O consumo desse chá não deve ultrapassar as quatro xícaras diárias (Foto: depositphotos)

Antes de incluir o chá de hortelã na sua rotina de tratamentos, o mais sensato é consultar o médico, já que cada tratamento vai depender da condição de saúde que o paciente oferece.

Fora isso, é bom ter ciência de que o chá não é milagroso. Dessa forma, outras medidas tem de fazer parte da sua rotina. Não pense que apenas o chá vai resolver os seus problemas, principalmente quando relacionados a saúde.

No que diz respeito a quantidade que deve ser ingerida por dia, isso vai depender do tipo de tratamento e do organismo de cada paciente. É bom levar em consideração que condições específicas de saúde interferem na quantidade final do chá ingerido.

Porém, é bom destacar que o máximo de chá de hortelã por dia não deve ultrapassar as quatro xícaras, salvaguarda recomendação médica.

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *