Caminhada ao ar livre melhora a memória e a criatividade

4 tratamentos caseiros que realmente funcionam contra diversos problemas
21 de janeiro de 2020
Nutricionista revela os superbenefícios da aveia.
21 de janeiro de 2020

Estudos mostram que essa atividade ao ar livre pode ter muitos outros benefícios além de ajudar a emagrecer
Fazer caminhada em contato com a natureza é uma ótima forma de eliminar o estresse e relaxar, mas o que cientistas descobriram é que essa atividade pode de fato transformar nosso cérebro e nossa vida (para melhor). Um estudo conduzido pelos psicólogos Ruth Ann Atchley e David L. Strayer, da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, descobriu que a resolução de problemas criativos pode ser drasticamente melhorada pelo hábito da caminhada ao ar livre por dois fatores: a desconexão da tecnologia e a reconexão com a natureza.
Melhora a criatividadeOs participantes desse estudo caminharam e acamparam na natureza durante cerca de 4 dias, período durante o qual não foram autorizados a usar qualquer tecnologia. Eles foram convidados a realizar tarefas que exigiam pensamento criativo e resolução de problemas complexos. Os pesquisadores descobriram que o desempenho em tarefas de resolução de problemas melhorou em 50% para aqueles que participaram dessa excursão de caminhadas sem tecnologia.
Os pesquisadores deste estudo observaram que tanto a tecnologia quanto o ruído urbano são incrivelmente prejudiciais, exigindo constantemente nossa atenção e impedindo que nos foquemos. Tudo isso pode influenciar nossas funções cognitivas. Uma boa caminhada longa, sem tecnologia, pode reduzir a fadiga mental, aliviar a mente e estimular o pensamento criativo.
Previne a perda de memóriaPesquisadores da Universidade Maastricht, na Holanda, descobriram que o exercício aeróbio aumenta o volume do hipocampo, parte do cérebro associada à memória espacial e episódica, em mulheres com mais de 70 anos. Esse exercício não só melhora a perda de memória, mas também ajuda a prevenir a mesma.
Os pesquisadores também descobriram que a caminhada ao ar livre pode reduzir o estresse e a ansiedade, aumentar a autoestima e liberar endorfina. Muitas pessoas tomam medicamentos para resolver cada uma dessas questões, mas a solução para esses males pode ser muito mais simples do que isso.
Fonte: https://www.minhavida.com.br/fitness/noticias/32395-caminhada-ao-ar-livre-melhora-a-memoria-e-a-criatividade – Escrito por Redação Minha Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *