Academia saudável – Como fazer sem exagerar?

Pimenta, mel, chocolate: quais alimentos são afrodisíacos e melhoram o prazer
13 de agosto de 2019
Pavê de diamante negro
13 de agosto de 2019

Por Camila Silva0

Academia saudável: será que simplesmente treinar sem saber o que está fazendo é realmente uma boa opção? Há pessoas que acreditam que seguir algumas modas e tendências fará com que elas encontrem o exercício perfeito. Quando na verdade estão deixando de lado uma série de situações que precisam ser levadas em consideração para quem busca treinar com qualidade de vida. Acompanhe para entender.

Academia saudável

Ultimamente tem surgido uma série de modas e tendências fitness que fazem com que as pessoas busquem adaptação e aceitação. Muitas delas precisam fazer o exercício da moda ou tomar o shake em alta, caso contrário, não sentem-se realizadas. O que na verdade é um grande erro. Pois nestes casos, o principal está sendo deixado de lado, que é justamente o alcance dos objetivos.

Assim sendo, separamos uma lista de elementos que precisam ser considerados por quem busca fazer academia saudável. Sem exageros, sem extravagâncias mas com muita vontade e disposição. Acompanhe o texto.

academia saudavel

Equilíbrio é extremamente importante

Esta é uma tecla que costumamos apertar sempre. O equilíbrio é a base de muitas construções de longo prazo. Principalmente para quem nunca treinou e que busca resultados da noite para o dia. E com este objetivo impossível, surgem uma série de inconsistências. Por exemplo, fazer exercícios errados ou em exagero.

É importante entender que qualquer músculo possui um limite de fadiga muscular. E quando ele chega ao seu máximo, por mais que você continue, poderá ser mais maléfico do que benéfico. Portanto, o primeiro passo para uma academia saudável é ter em mente que o equilíbrio é muito importante. Vá aos poucos, mas vá sempre. Este é o ponto mais importante.

Não faça dietas malucas

Aqui entramos em um ponto extremamente crítico: as famosas dietas malucas. Há quem acredite que os exageros são saudáveis. Para perda de peso, por exemplo, há quem acredite que ficar sem comer e praticar exercícios sem parar é a melhor saída. O que é um erro e tanto. Afinal, o corpo precisa de todos os nutrientes de uma alimentação equilibrada. Ou seja, ficar sem comer não resolve.

Além de prejudicar o desempenho no exercício, o corpo irá cada vez ficar mais enfraquecido e buscará nutrientes em locais como a massa magra, por exemplo. Por isso, fazer dietas malucas visando o exagero nunca é positivo. É importante manter uma alimentação que seja compatível com os seus objetivos na academia para, assim, ter a força suficiente e não deixar faltar nenhum tipo vitamina, proteína ou nutriente.

Há quem acredite que o carboidrato é um vilão para quem está buscando perder peso. E de fato, ele é fonte de energia que, se ingerido de forma extra, ficará armazenado em forma de gordura. Entretanto, o carboidrato é muito importante para as corretas funções do organismo. É ele quem dará energia suficiente para aguentar um treino pesado, por exemplo. E, caso ele esteja em falta, no longo prazo será muito prejudicial para sua saúde.

academia saudavel

Faça acompanhamentos nutricionais

Já que estamos falando de manter o equilíbrio nutricional e não fazer dietas malucas, a recomendação principal para uma academia saudável é: faça acompanhamentos nutricionais. Apenas um profissional especializado na área poderá dizer o que é importante que você coma ou deixe de comer para alcançar seus objetivos.

Em uma análise nutricional com foco nos seus objetivos na academia, uma série de exames são requisitados. Além de fazer uma avaliação física para determinar suas medidas e, em cima destas informações, obter um cardápio correto, equilibrado e focado.

Não faça este processo de alimentação sem acompanhamento profissional. As chances de você ingerir alimentos errados, em excesso ou em falta são muito grandes. No início pode não fazer diferença, mas com o passar do tempo você notará seu desempenho decair. E muitas vezes isto está diretamente ligado ao seu jeito de se alimentar. Afinal, nós somos o que comemos, não é mesmo?

Conte com ajuda de um educador físico

Além de um profissional nutricional, uma academia saudável para você é contar com a ajuda de um educador físico. Assim como a comida precisa ter um equilíbrio, as atividades também precisam ser focadas nos seus objetivos: se for perder peso, exercícios aeróbicos para o seu porte físico. Caso queira ganhar massa muscular, a musculação de acordo com seu perfil é o mais indicado.

Vale lembrar que cada anatomia é única. Ou seja, se o seu colega faz determinado exercício e para ele está dando resultado, não significa que para você funcionará também. O único que poderá indicar as melhores atividades para você é o seu educador físico. Por isso, nunca descarte-o e sempre busque este acompanhamento.

academia saudavel

Entenda seu corpo e seus limites

Se algo move as pessoas, são desafios. E podemos estender estes objetivos também para a academia. No entanto, você precisa conhecer o seu corpo e os seus limites. Nunca vá além do que você realmente pode. Lembre-se que os melhores resultados são sempre os de médio e longo prazo. E você quer treinar sempre, não apenas um mês e depois desistir por uma lesão ou outro problema causado por exageros.

É claro que não podemos ficar na zona de conforto na academia. No entanto, uma forma de manter-se sempre ativo e colocando seu corpo a prova, é aumentar as cargas aos poucos. Desta forma (aos poucos), você vai adquirindo força e aos poucos obtendo os resultados desejados. Lembre-se que uma simples lesão pode deixar você parado por muito tempo. E você não quer isto, não é?

Tenha objetivos claros e de longo prazo

Academia saudável é academia equilibrada. Principalmente se você está começando agora, estipule objetivos que sejam coerentes. De nada adianta buscar a perda de 50 quilos em 2 semanas (por exemplo), pois as chances de você não conseguir são enormes. E isto é desastroso para sua autoestima e força de vontade – elementos fundamentais para treinar.

Ou seja, estipule onde você quer chegar, mas faça isso de forma coerente e sempre visando o longo prazo. Ganhar massa muscular demora e perder peso também. Entretanto, é muito possível com a dieta correta, o treino certo e o descanso necessário.

Fonte – https://malharbem.com.br/academia-saudavel/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *