12 Alimentos que Ajudam a Controlar o Colesterol

Conheça as receitas dos chás que prometem acelerar o metabolismo e dissolver gorduras
29 de dezembro de 2015
O levantamento terra é um dos exercícios mais importantes de qualquer rotina de treinamento. Veja agora se ele deve ser incluído no treino de costas ou de pernas.
29 de dezembro de 2015

Os alimentos que ajudam a controlar o colesterol são basicamente ricos em nutrientes que manter o equilíbrio entre o BOM colesterol (HDL) e ruim colesterol (LDL). Além disso, O colesterol é responsável por todas as membranas que envolvem as células e auxilia nos processos de metabolismo. Também é necessário para o crescimento e regeneração celular e, além de estar presente no sangue e em todos os tecidos, colabora com a produção dos hormônios sexuais e do cortisol. ou seja, Não podemos viver sem o colesterol.

Alimentos que Ajudam a Controlar o ColesterolNo entanto, O excesso do MAL colesterol (LDL) no sangue gera o acúmulo de placas de gordura nas artérias. E quanto maior o acúmulo de gordura, maiores as chances de sofrer problemas cardiovasculares. Além disso, As comidas que reduzem o colesterol fazem isso de diferentes maneiras. Algumas contêm fibras solúveis, que retiram o colesterol do corpo antes mesmo que ele entre na circulação. Outras são ricas em substâncias químicas que bloqueiam a absorção dessa gordura na parede dos vasos sanguíneos. Então, confira os 12 alimentos que ajudam a controlar o colesterol.

Aveia: A Aveia é um dos principais alimentos que ajudam a controlar o colesterol. Pois, As fibras presentes nesse alimento, principalmente a betaglucana são responsáveis por fornecer maior sensação de saciedade. Ou seja, vale muito a pena adicionar a aveia à sua alimentação diária.

Berinjela: A antocianina, substância encontrada nesse alimento, traz benefícios para o coração, reduzindo os níveis do colesterol ruim. Mas fique atento: essa substância esta presente na casca da berinjela, ou seja, na hora de acrescentá-la ao cardápio é importante manter a casca!

Azeite: O ômega 3 e o ômega 9, são gorduras saudáveis e benéficas à saúde, podem ser encontrados no azeite. Dessa forma, esse alimento, além de prevenir a formação de placas de gorduras nas artérias, também reduz o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom (HDL).

Alcachofra: A Alcachofra é outra boa opção de alimentos que ajudam a controlar o colesterol. Pois, as suas fibras são resistentes à ação de enzimas e por isso apresentam muitas vantagens, entre as quais: diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos, redução do risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração. Uma porção de 100 g possui apenas 50 calorias.

Peixes: Ao contrario das carnes vermelhas, quanto mais gorduroso os peixes forem, melhor! Isso porque o ômega 3 (como é conhecida sua gordura) faz muito bem à saúde e é capaz de reduzir os índices do mau colesterol. Assim, é importante aproveitar os benefícios do Atum, doSalmão, do arenque, da Sardinha e de vários outros tipos de peixes. portanto, eles são considerado excelente alimentos que ajudam a controlar o colesterol.

 Alho: A alicina, substância que dá ao Alho seu aroma natural e bastante característico, é um antioxidante importante para o organismo, principalmente porque ajuda a diminuir os níveis do colesterol. Porem, a alicina só tem efeito quando o alimento é consumido fresco!.

Abacate: O Abacate é outra boa alternativa de alimentos que ajudam a controlar o colesterol. Pois, Assim como os peixes, essa fruta é rica em ômega 3. Contudo, é considerado muito gorduroso e, por isso, ficou longe da mesa dos brasileiros por muito tempo. Então, é aconselhável consumi-lo com moderação para aproveitar seus benefícios.

Soja: O consumo de proteína de Soja diminui o índice do LDL (colesterol ruim). As gorduras encontradas nesse grão são as poli-insaturadas e as monoinsaturadas, que não provocam obstrução de artérias.

Vinho Tinto: Um estudo realizado por cientistas da universidade de Calabria, demonstrou que o resveratrol – substância encontra na casca da uva, traz diversos benefícios á saúde, como baixar a pressão arterial, rejuvenescer as artérias, manter o nível adequado de açúcar no sangue e aumenta o colesterol bom.

Os Alimentos que Ajudam a Controlar o ColesterolFrutas Vermelhas: As Frutas Vermelhas são algumas excelente opção de alimentos que ajudam a controlar o colesterol. Pois, a Morango, Melancia, Goji berry, Romã, Uva, Mirtilo eAcerola. Todos esses alimentos fazem parte de um grupo conhecido como frutas vermelhar, queajudam a controlar o colesterol. Além disso, O mirtilo, por exemplo, combate os radicais livres, é anti-inflamatório, melhor a circulação e reduz o colesterol ruim.

Chocolate Amargo: O Chocolate Amargo e outra boa alternativa de alimentos que ajudam a controlar o colesterol. Pois, Quando consumido com moderação (30g ao dia já é suficiente), esse alimento proporciona vantagens ao organismo, como maior disposição e melhor funcionamento cerebral. Além disso, o chocolate amargo também é capaz de reduzir os índices do mau colesterol.

Linhaça: A semente é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom). Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *