10 erros comuns de quem busca hipertrofia muscular

Barragem de Jucazinho – 15/04/18
15 de abril de 2018
CRAVO-DA-ÍNDIA
16 de abril de 2018

Por várias vezes pessoas entram em contato conosco pedindo ajuda pelo fato de estarem treinando há muito tempo e não conseguirem alcançar os resultados desejados.

Resolvemos então listar os erros mais comuns cometidos por atletas e praticantes de musculação em busca do crescimento e hipertrofia muscular.

malhando-biceps01 – Aquecimento

 

Já é sabido por todos a necessidade do pré exercício, mas o erro de muitas pessoas é acreditar que o ideal é alongar todos os músculos para depois iniciar os exercícios de musculação.

Muitos estudos já comprovam que o mais indicado é aquecer-se com algum exercício aeróbico em ritmo moderado como caminhada, bike, transport ou algum outro. Desta forma o corpo fica aquecido por completo e não há exaustão dos músculos.

02 – Treino

Muitas pessoas que ingressam na academia começam a treinar sem acompanhamento profissional e montam seus próprios treinos, sem orientação adequada e sem explorar por completo sua capacidade e necessidade. Quem busca hipertrofia deve focar em maior carga de peso, quem busca definição deve focar em maior quantidade de repetições.

03 – Variação de exercícios

Além de montar um treino adequado, com carga e repetições coerentes, temos que ter sempre uma variação constante nos exercícios para que não aconteça o “relaxamento” do músculo, uma vez que ele adapta-se aos exercícios e rotina de treino.

04 – Execução dos exercícios

Você tem um treino bacana? Você varia bem os exercícios? A carga que você usa está adequada à sua força? Se tudo isso para você está certo, comece a reparar na execução dos exercícios. Não adianta tudo isso estar perfeito, e você não ter postura para executar o exercício ou executá-lo como se estivesse disputando alguma corrida.

Quem busca hipertrofia tem que executar os exercícios devagar para não lesionar-se e para alcançar o máximo desempenho muscular.

images05 – Dieta

Ótimo treino, execução perfeita… mas e a alimentação? Quem quer alcançar o crescimento muscular também tem de ter uma reeducação alimentar.

Diminuir a quantidade de carboidratos e aumentar a ingestão de proteínas. Basicamente isto.

06 – Suplementação

É algo que sem isso não haverá crescimento? Não! Seus músculos crescem sem suplementação. Mas com o auxilio correto, com acompanhamento de um profissional, com certeza você terá muito mais ganhos musculares.

07 – Descanso

Dormir. Sim, dormir. O conhecido “sono anabólico” é de extrema importância para atletas que buscam hipertrofia. Descansar de 6 a 8 horas por dia é fundamental para alcançar seus objetivos.

08 – Overtraining

Treinar pouco é ruim, mas treinar demais também. Quem treina além do necessário causa uma exaustão para os músculos iniciando assim o processo de queima muscular.

Ao invés de crescer, como está “cansado”, seu músculo começa a diminuir. Como saber  quanto devo treinar? Seu instrutor pode e deve ajuda-lo nisso. Mas você também deve considerar quando as dores pós treino são constantes, isso é sinal de overtraining.

09 – Alongamento pós treino

Este é fundamental. Você treina vários grupos musculares por um determinado período, exaustivamente. Nada mais justo depois do treino dar um “descanso” para o músculo para que ele não fique contraído por mais tempo que o necessário causando assim lesões e uma diminuição no ganho muscular.

Mas vale ressaltar que, o alongamento é recomendado, mas com no mínimo 10 minutos após o término do treino, para que não haja sobrecarga da sua musculatura, que ainda está enrijecida e desgastada.

10 – Hidratação

Este último dispensa comentários. Quem treina, qualquer que seja o treino, deve hidratar-se muito bem.

Há um “mínimo” que devemos tomar de água diariamente? Não! Isso vai de acordo com a sua necessidade. Mas devemos lembrar que não temos que tomar água só quando sentimos sede. Sentir sede já é sinal que o corpo já passou do momento de ser hidratado. Procure tomar um copo de água por hora.

Lembrando sempre que, os treinos, dietas e suplementação que você venha a tomar devem ter acompanhamento de profissionais . Não faça nada sozinho ou você pode prejudicar seu corpo ao invés de ajudar.

 

Por Rubens Munhoz – Estudante de Educação Física

E-mail para contato – [email protected]

Facebook – Rubens Munhoz / Instagram – Instagram Rubens Munhoz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *