10 dicas para evitar as varizes

Nova pesquisa mostra que é possível criar uma memória em nosso corpo que fará as células se “lembrarem” do câncer e bloqueá-lo
13 de junho de 2017
ESTA É A RAZÃO PELA QUAL MUITOS HOMENS TÊM CÂNCER NOS TESTÍCULOS E NEM SEQUER DESCONFIAM!
13 de junho de 2017

Woman with varicose veins on a leg walking using trekking poles

Especialista dá excelentes dicas para quem se preocupa e quer prevenir as temidas varizes nas pernas! Confira e faça você mesma

Certamente não há mulher que não tema o aparecimento das varizes. Além da questão estética, os vasinhos são responsáveis por pressões e dores nas pernas. A culpa, na maioria dos casos, acaba ficando para a hereditariedade. Esse fator pode sim influenciar, mas existem diversas formas para driblar os problemas dos antepassados e prevenir as varizes. O cirurgião vascular Caio Focássio, da Clínica Vivere, de São Paulo (SP), e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular listou as 10 principais dicas para quem quer manter as pernas longe dos vasinhos. Confira:

  1. Use salto alto só quando precisar dele

O problema não é o salto, mas sim ficar longos períodos com esse calçado nos pés. Ir e voltar do trabalho com uma sapatilha, por exemplo, e só calçá-lo enquanto trabalha já  ajuda na prevenção das varizes.

  1. Corra

A atividade física, principalmente a aeróbia (como corrida e caminhada), é extremamente recomendada para manter-se longe das varizes. Isso porque o exercício ajuda na circulação sanguínea.

  1. Cuidado com a pílula anticoncepcional

Antes de começar o tratamento é importante a mulher consultar o seu médico. Já que pílulas a base de estrogênio podem contribuir com a distensão venosa e consequentemente aumentar o risco de doenças nesse território como aparecimento de varizes e trombose.

  1. Movimente-se ao longo do dia

Ficar na mesma posição durante muito tempo prejudica o retorno venoso nas pernas. A cada uma ou duas horas, levante e ande um pouco, para ajudar o sangue fluir melhor e não ficar “estacionado” nas veias.

  1. Deite com as pernas levemente elevadas

Não precisa ser necessariamente todo dia, mas algumas vezes na semana. Isso faz com que melhore o retorno venoso, fazendo com que a circulação da perna seja beneficiada.

  1. Evite o excesso de peso

O acúmulo de gordura é um fator de risco para varizes. Manter o peso ideal é essencial – não só para evitar as varizes, mas também para manter a saúde em dia.

  1. Não fume

O tabagismo, além de comprometer todo o organismo, aumenta a viscosidade sanguínea que é um dos responsáveis pela trombose venosa e tromboflebites que em futuro próximo podem gerar varizes.

8.Cuidado com os excessos na musculação

Aparentemente em um treino de hipertrofia com excesso de carga pode causar a hipertensão venosa. Por isso, o ideal, para prevenir as varizes, é usar pouca carga com mais repetições.

  1. Esforço do apertado pode valer a pena

As meias elásticas ajudam muito no retorno venoso da grande maioria da população que não tem contra-indicação, procure seu medico para lhe prescrever a correta e previna-se das indesejáveis varizes.

  1. Aposte na drenagem linfática

A drenagem ativa a circulação linfática e é ótima para o tratamento do edema – além de melhorar a textura da pele.

Fonte: http://www.sportlife.com.br/saude/evitar-varizes/ – por Brenda Prestes – Foto: iStock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *